Lifting Cervical

O lifting cervical, popularmente também conhecida como plástica de pescoço, é um procedimento cirúrgico estético que tem como principal finalidade o rejuvenescimento ou a remodelação do pescoço.

Durante o processo de envelhecimento a região do pescoço é uma das que mais sofrem, mostrando nitidamente os avanços da idade. A tendência ao longo dos anos é que a pele fique mais fina e mais flácida, fazendo com que se perca o contorno mandibular, e é aí que entra o lifting cervical.

Geralmente, quando a pele e o músculo do pescoço perdem a elasticidade, se dá conta do aparecimento da tão temida papada. E essa gordura que fica acumulada abaixo do queixo pode ser eliminada através de uma cirurgia de lifting cervical.

Existem, basicamente, duas formas para que essa papada se desenvolva:

  1. Quando é um sinal natural de envelhecimento; e
  2. Desenvolve-se em pessoas, jovens ou não, que apresentam um acúmulo de gordura na região, que pode ter relação direta com a tendência genética.

O fato é que com o lifting cervical é possível dar sinais de melhora na região do pescoço através de uma remodelação e um rejuvenescimento do local, além, é claro, de uma melhoria acentuada do contorno do pescoço.

Através do lifting cervical você poderá tratar a flacidez e o excedente cutâneo da região do pescoço, reforçando e reposicionando a musculatura cervical através de uma plicatura do músculo platisma. Aliado a esse procedimento, trata-se também a questão da gordura acumulada.

 

As principais indicações para um lifting cervical

Quando se trata de um procedimento estético, a primeira indicação é para aquelas pessoas que se sentem desconfortáveis com sua aparência, seja do corpo num todo ou em algumas partes.

No caso do lifting cervical a região específica é a do pescoço.

Em uma certa altura da vida, independe se você é homem ou mulher, o pescoço já começa a dar sinais de alteração, em especial na sua forma. A pele também sofre alterações com o passar do tempo, e isso vai tendo mais consequências conforme você vai ficando mais velho.

Não existe uma idade mínima predeterminada para que uma pessoa possa se submeter a um procedimento de lifting cervical, pois existem pessoas de todas as idades que já apresentam o excesso de gordura acumulada abaixo do queixo, formando a papada. Se essa condição lhe incomoda, você pode ser um potencial paciente.

 

Quais as orientações pré-operatórias do lifting cervical?

Depois das consultas, realização de exames e planejamento de como será realizado o procedimento de lifting cervical, algumas recomendações devem ser respeitadas antes da cirurgia.

Em geral, são:

  • Suspender o fumo pelo menos dois meses antes da cirurgia;
  • Evitar dietas radicais nas semanas que antecedem a cirurgia;
  • Balanceie a alimentação com carnes magras, carboidratos integrais, verduras, legumes e frutas;
  • Coma frutas ricas em vitamina C;
  • Faça a ingestão de bastante água;
  • Evite a ingestão de bebidas alcoólicas nos dias que antecedem o procedimento;
  • Suspenda o consumo de arnica, ginkgo biloba ou termogênicos semanas antes da cirurgia;
  • Respeitar o jejum conforme recomendação do médico e do anestesista;
  • Informar qualquer quadro de alteração no estado de saúde (como por exemplo: gripes, resfriados, febre, alterações intestinais e alergias);
  • Não usar cremes hidratante e nem maquiagem no dia da cirurgia.

 

Como é feita uma cirurgia de lifting cervical?

O conceito principal para o procedimento cirúrgico de um lifting cervical é estabelecer uma combinação de diferentes vetores ou linhas de tração em sentidos distintos, fazendo com que, desta forma, os planos de pele, os músculos e o tecido adiposo sejam reposicionados de uma forma que melhore o contorno facial e cervical como um todo.

A internação média é de 24 horas. Caso o paciente seja operado pela manhã, pode ser que seja liberado no mesmo dia, mas, na pior das hipóteses, não ocorrendo qualquer tipo de problema, tem alta hospitalar no dia seguinte à operação.

 

Qual o tipo de anestesia deve-se tomar para realizar o procedimento de lifting cervical?

Geralmente, os médicos cirurgiões optam pela anestesia local com sedação, mas não é raro casos em que seja usada a anestesia geral.

Tudo vai depender da combinação entre médico, anestesista e paciente.

 

Como deve ser o pós-operatório de um lifting cervical?

É comum que o edema aumente até um dia após a cirurgia, para depois começar a diminuir. Somente após a segunda semana é que os resultados finais começam a ficar mais perceptíveis.

Alguns profissionais preferem o uso de fios absorvíveis para dar os pontos, ou seja, que não precisam ser retirados. Entretanto, caso seja necessário, por conta do fio utilizado ou por conta da não absorção do fio, os pontos devem ser retirados entre os dias 6 e 14 após a cirurgia.

Além disso, as principais recomendações são:

  • Utilizar banda cervical (compressão) para permitir a correta aderência dos tecidos;
  • Manter repouso relativo, evitando fazer movimentos bruscos e amplos, principalmente na primeira semana;
  • Evitar esforço físico e atividades físicas nas duas primeiras semanas;
  • Não ficar em ambientes muito quentes;
  • Dormir com a cabeça elevada;
  • Fazer sessões de drenagem linfática para redução do edema;
  • Deitar e dormir sempre de barriga para cima, pelo menos por 3 ou 4 semanas;
  • Evitar exposição ao sol nos primeiros dois meses;
  • Ingerir bastante líquido (água, água de coco, sucos naturais e chás) até que a urina se mantenha clara;
  • Manter uma alimentação balanceada, rica em proteínas, carboidratos integrais, verduras, legumes, folhas, fibras e frutas;
  • Ingestão de alimentos ricos em vitamina C;
  • Evitar longos períodos deitados;
  • Respeitar a liberação para a prática de exercícios físicos;
  • Evitar ficar em ambiente com luz fluorescente, em especial no período que ainda está com equimoses (mancha roxa);
  • Evitar fumar por pelo menos um mês após a cirurgia;
  • Usar cremes conforme prescrição para ajudar na cicatrização;
  • Informar ao médico cirurgião qualquer sinal de anormalidade.

 

Os resultados de um procedimento cirúrgico de lifting cervical

Mesmo com o eventual inchaço, muito comum após a cirurgia de lifting cervical, você já consegue notar algumas diferenças na região do pescoço.

As cicatrizes ficam praticamente imperceptíveis.

Quando o excedente cutâneo e o grau de flacidez forem grandes, as cicatrizes ficarão localizadas, geralmente, atrás das orelhas, podendo contorná-las, chegando até o couro cabeludo.

Os casos mais leves, poderão ser tratadas com uma pequena incisão abaixo do queixo.

No entanto, mesmo que as cicatrizes fiquem demasiadamente marcadas no início, a tendência é que com o passar dos meses, elas vão amadurecendo e voltando ao tom natural da pele.

Quanto a durabilidade do procedimento de lifting cervical, caso os cuidados pós-operatórios sejam respeitados e seguidos, a tendência é que durem cerca de 10 anos.

Ou seja, se não tiver algum problema, como por exemplo, grandes oscilações de peso, você deve passar uma década com a região do pescoço remodelado e contornado, deixando a aparência mais suave e mais jovem.

E tem mais, apesar do lifting cervical ser mais voltada para a região do pescoço, é possível notar um favorecimento também no contorno facial, isso porque este procedimento confere uma melhor definição da linha mandibular.

DR. ERICK BRAGATO

CRM 193.986 / RQE 91.669

Dr. Erick Bragato é Membro com Título de Especialista pela Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica (SBCP).

Formado em Medicina pela Universidade Estadual de Londrina (PR).

Residência médica em Cirurgia Geral no Hospital Federal da Lagoa (RJ).

Residência médica em Cirurgia Plástica estética e reconstrutora do Conjunto Hospitalar do Mandaqui (SES/SP).

Fellowship em Cosmiatria Avançada, com experiência em injetáveis em geral (Toxina botulínica, preenchedores e bioestimuladores) e rejuvenescimento Facial.

Doutorado na área de Biofotônica Aplicada às Ciências da Saúde (com ênfase em fotobiomodulação para rejuvenescimento facial).

Tem experiência em cirurgias da face e contorno corporal.