Lip Lift

O lip lift, em suma, é um procedimento estético que visa remodelar os lábios, modificando sua aparência, aumentando o volume e, por consequência, melhorando a área facial.

O lip lift busca a estética do sorriso perfeito através de uma técnica de cirurgia orofacial que modifica a aparência harmônica dos lábios, dando mais volume, e deixando a área acima do lábio superior esteticamente mais agradável.

Para que o sorriso fique esteticamente mais harmônico, é necessário que o lábio superior apresente o comprimento correto, e esta correção é feita através da cirurgia de lip lift.

Podemos dizer que a cirurgia de lip lift é uma das melhores para proporcionar mais jovialidade, e a razão disso é simples, já que os lábios desempenham papel fundamental na comunicação, na expressão e na beleza.

Quando os lábios possuem volume e formato corretos, o rosto, como um todo, fica mais harmonioso, transmitindo mais beleza e juventude.

 

Para quem é indicado o procedimento de lip lift?

Assim como acontece na maioria das cirurgias estéticas, as pessoas mais indicadas para realizá-las são aquelas que se sentem insatisfeitas com sua aparência ou alguma parte do corpo, e no caso da cirurgia de lip lift, a região em questão é a dos lábios.

O lip lift serve, em especial, para pessoas que não mostram ou mostram pouco os dentes superiores ao sorrir.

Geralmente, são as pessoas mais velhas que procuram pelo procedimento de lip lift, isso porque o envelhecimento natural é um dos fatores que pode prejudicar o sorriso, pois com a idade, a exposição dos dentes incisivos diminui por conta da perda de tonicidade e gordura dos tecidos que causam a queda do lábio superior (ptose).

Pessoas que possuem uma grande distância entre a columela (base do nariz) e o vermelho do lábio superior, causados pelo envelhecimento natural ou por questões genéticas, também são consideradas aptas para a realização da cirurgia de lip lift.

Quando se tem o lábio superior muito longo, a tendência é que ele acabe escondendo os dentes superiores e aumentando a distância entre o nariz e o lábio, o que deve conferir um aspecto mais envelhecido, com o rosto sem harmonia e sorriso menos evidente.

O lip lift vai contornar essa situação, pois tem como objetivo encurtar o lábio, melhorando a exposição dentária, proporcionando assim, um sorriso mais belo.

Ainda podemos citar como pessoas potenciais para passar por uma cirurgia de lip lift aquelas que, por algum motivo, tiveram que passar por cirurgias ortognáticas, com alteração no desenvolvimento ósseo facial.

O procedimento, pode sim, ser realizado em pessoas mais jovens, no entanto, o lip lift será feito em razão de algo genético ou inerente à anatomia do paciente.

Além disso, o procedimento cirúrgico lip lift também pode ser considerado funcional, uma vez que consegue impactar positivamente na funcionalidade mastigatória do paciente.

 

Como é feita a avaliação de um paciente que deseja se submeter a uma cirurgia de lip lift?

A avaliação de um médico especialista se baseia nos parâmetros de simetria e proporcionalidade facial, ou seja, é feita de forma individual e de maneira minuciosa, mas, levando em consideração a medida tida como ideal para a região nasolabial que é entre 13 e 15 mm de comprimento.

Também é avaliado a exposição dos dentes com o lábio em repouso, que neste caso, deve ficar entre 3 e 5 mm nas mulheres, e entre 1 e 3 mm nos homens.

É importante que essa avaliação seja feita pelo médico cirurgião que realizará o procedimento de lip lift. Você também deve ficar atento se este profissional está devidamente qualificado para realizar a cirurgia e se tem registro ativo na Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica.

Isso pode impactar diretamente nos resultados finais.

 

Como funciona a cirurgia de lip lift?

A ideia central da cirurgia de lip lift é remover o excesso de pele abaixo do nariz, fazendo com que, dessa forma, haja um encurtamento da distância entre a base do nariz e o lábio superior.

Esse procedimento, considerado relativamente simples, é realizado através de uma pequena incisão feita na base nasal, por onde será retirado o excesso de pele. Depois, com a remoção da pele em excesso, é feito o reposicionamento e o encurtamento do lábio superior.

O lip lift vai promover a elevação do lábio superior, dando-lhe mais volume ao mesmo tempo que proporcionará deixar os dentes mais expostos durante o sorriso.

O lip lift é considerado um procedimento cirúrgico minimamente invasivo, e pode, a critério do médico cirurgião, em acordo com o paciente, ser realizado de forma associada com outras cirurgias estéticas faciais, como por exemplo, a rinoplastia.

 

É preciso anestesia para a cirurgia de lip lift?

Sim, geralmente é aplicada anestesia local.

O uso de anestesia geral, por exemplo, vai depender se um outro procedimento estético será realizado em conjunto com o lip lift.

 

Qual o período de internação necessário?

Por se tratar de um procedimento simples, comumente o paciente realiza o procedimento de lip lift e é liberado para casa no mesmo dia ou pode ser realizado na clínica.

 

Como é o período de recuperação de um procedimento cirúrgico de lip lift?

A cirurgia de lip lift, caso seja feita isoladamente, ou seja, sem a associação de outro procedimento estético, é bem tranquila, com raros casos de dores fortes e constantes.

O lip lift não é o tipo de procedimento que implica em complicações no pós-operatório, mesmo porque, trata-se de uma cirurgia minimamente invasiva.

O inchaço tende a diminuir rapidamente, bem como as manchas arroxeadas (edemas). Eventuais quadros de dor podem ser facilmente controlados com medicamentos que devem ser prescritos somente pelo médico cirurgião.

A retirada dos pontos costuma acontecer entre 7 e 10 dias da cirurgia.

Os cuidados são bem pontuais, ou seja, com o local da cirurgia. Na maioria das vezes, não requer nem afastamento das atividades laborais, mas, um repouso de 10 dias por exemplo, ajudaria no processo.

 

Com quanto tempo poderá ser visto os resultados do lip lift?

Após a retirada dos pontos você já começa a ter uma ideia de como ficará seu novo sorriso, no entanto, vale ressaltar que no começo, é comum ficar com a sensação de excesso de correção e aparência artificial, mas, que vai desaparecendo com o passar do tempo, pois a tendência é uma pequena queda do lábio nos primeiros meses.

Entretanto, os resultados são melhores percebidos após trinta dias da operação, período que os edemas já devem ter sidos absorvidos por completo pelo organismo.

O resultado final é de uma feição mais rejuvenescida e um sorriso mais belo.

O processo de lip lift não deixa cicatrizes, isto é, elas ficam totalmente imperceptíveis devido à técnica minimamente invasiva e o local estratégico onde são feitas as incisões.

Por fim, vale salientar que, diferentemente do preenchimento labial, o lip lift proporciona resultados mais duradouros.

DR. ERICK BRAGATO

CRM 193.986 / RQE 91.669

Dr. Erick Bragato é Membro com Título de Especialista pela Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica (SBCP).

Formado em Medicina pela Universidade Estadual de Londrina (PR).

Residência médica em Cirurgia Geral no Hospital Federal da Lagoa (RJ).

Residência médica em Cirurgia Plástica estética e reconstrutora do Conjunto Hospitalar do Mandaqui (SES/SP).

Fellowship em Cosmiatria Avançada, com experiência em injetáveis em geral (Toxina botulínica, preenchedores e bioestimuladores) e rejuvenescimento Facial.

Doutorado na área de Biofotônica Aplicada às Ciências da Saúde (com ênfase em fotobiomodulação para rejuvenescimento facial).

Tem experiência em cirurgias da face e contorno corporal.