Lipoabdominoplastia

Pode-se dizer que a lipoabdominoplastia é um dos procedimentos estéticos mais procurados pelas mulheres.

A lipoabdominoplastia é o sonho de consumo para quem deseja ficar com aquele abdômen livre de gordura, liso, plano e tonificado, ou seja, quem deseja mostrar aquele famoso ‘tanquinho’.

O procedimento de lipoabdominoplastia, na verdade, é uma combinação de outros dois procedimentos: lipoaspiração e abdominoplastia.

E, além dos benefícios estéticos com os resultados já mencionados, a lipoabdominoplastia tem o poder de resgatar e elevar a autoestima e o bem-estar.

 

No que consiste a cirurgia de lipoabdominoplastia?

Trata-se de uma cirurgia plástica que tem como principal objetivo remover o excesso de gordura, tecidos e pele da região do abdômen, fazendo com que se acentue as curvas da cintura e melhorando o relevo da barriga.

A lipoabdominoplastia também serve para restaurar os músculos reto abdominal e oblíquos, que, na maioria das vezes, encontram-se enfraquecidos ou separados da barriga.

E, é dessa forma que se obtêm um perfil abdominal mais liso, plano, tonificado e sem aquela gordurinha indesejada, além de ter a cintura modelada, melhorando os contornos e as proporções.

 

Para quem é indicada a lipoabdominoplastia?

A lipoabdominoplastia é indicada para quem apresenta um pouco de excesso de pele combinada com um acúmulo de gordura na região do abdômen.

Quando este é o caso, geralmente tem-se uma certa flacidez da musculatura, facilmente identificadas com as temidas dobrinhas na região da barriga.

Uma das maiores vantagens da lipoabdominoplastia é a composição de dois procedimentos na mesma cirurgia, que podem, simultaneamente, retirar a gordura localizada e remover o excesso de pele e a flacidez, isto é, são tratadas ao mesmo tempo a pele, a gordura e a musculatura.

Mas, importante salientar que os procedimentos possuem suas particularidades, logo, o médico especialista precisa analisar o caso para avaliar se a paciente está apta para se submeter a uma lipoabdominoplastia.

Apesar de ser mais realizada em mulheres, os homens também podem realizar a lipoabdominoplastia. Essa cirurgia consegue modelar o abdômen conforme a preferência dos pacientes.

 

Os principais benefícios da lipoabdominoplastia

A lipoabdominoplastia oferece uma série de benefícios aos pacientes. As principais são:

  • Barriguinha efeito tanquinho;
  • Remoção das gorduras localizadas;
  • Ameniza o efeito da diástase;
  • Elimina a flacidez abdominal;
  • Restauração dos músculos na região;
  • Define a cintura;
  • Remove o excesso de pele flácida;
  • Remove as estrias;
  • Reconstrução e fortalecimento do tônus abdominal;
  • Deixa o abdômen mais firme;
  • Silhueta mais fina e bem modelada;
  • Melhoria e redução da incontinência urinária;
  • Aparência mais harmoniosa;
  • Melhora a postura corporal;
  • Recuperação e elevação da autoestima; e
  • Dependendo da condição do paciente, a lipoabdominoplastia possibilita a correção de hérnia ventral.

 

Quanto tempo dura uma cirurgia de lipoabdominoplastia?

Até por se tratar de dois procedimentos em uma única cirurgia, a lipoabdominoplastia costuma ter uma duração um pouco maior, geralmente, entre 3 e 5 horas.

Porém, se não houver qualquer tipo de ocorrência, o paciente já tem alta no dia seguinte ao procedimento.

 

Os principais cuidados que devem ser tomados após uma lipoabdominoplastia

Assim como em qualquer outro tipo de procedimento estético e/ou cirúrgico, os resultados dependem de uma boa recuperação e pós-operatório.

Logo após a lipoabdominoplastia o cirurgião coloca os curativos sobre as incisões e envolve a região do abdômen com uma bandagem elástica ou compressão com o intuito de minimizar o inchaço e sustentar os novos contornos à medida de acontece a cicatrização.

Temporariamente, é colocado um dreno sob a pele justamente para drenar qualquer excesso de fluido e de sangue que possam ficar acumulado. E os cuidados com o dreno são importantíssimos, em especial para evitar qualquer tipo de infecção.

A prescrição de medicamentos que aliviam a dor e ajudam na cicatrização são comuns.

Outro ponto muito importante após a realização da lipoabdominoplastia é em relação à posição de dormir. Deve-se evitar dormir de barriga para baixo, principalmente para minimizar eventuais dores na região do abdômen.

Dormir de barriga pra cima também evita que se faça pressão na região operada, o que poderia comprometer a acomodação dos tecidos.

Nos primeiros 15 dias não se deve esticar o tronco, justamente para não forçar a abertura dos pontos da cirurgia.

É recomendado o uso de uma cinta modeladora por pelo menos 60 dias após a lipoabdominoplastia, que tem como principal objetivo comprimir o abdômen, minimizando o acúmulo de líquidos.

O uso da cinta, além de ajudar a modelar as curvas e facilitar os movimentos durante o processo de cicatrização, também possibilita um pouco mais de conforto, segurança e controle do inchaço.

É necessário o consumo de bastante água no período de recuperação, pois a boa hidratação é vital para assegurar resultados mais positivos.

Em relação à alimentação, é recomendado o consumo de bastante frutas e legumes, tidos como essenciais para evitar a prisão de ventre e eventuais desconfortos na região.

Durante as duas primeiras semanas após a lipoabdominoplastia é recomendado evitar qualquer tipo de esforço físico, até caminhadas, pois pode provocar trombose venosa, além de outros riscos à saúde.

Após 10 dias, o cirurgião analisa se poderá liberar caminhadas leves, no entanto, deve-se observar os horários, pois não é recomendado a exposição ao sol.

Isso porque a exposição solar pode comprometer a boa cicatrização; causar irritação e contribuir para o aparecimento de manchas que podem ser definitivas na pele, muito em razão dos hematomas que ainda devem estar presentes na região do abdômen.

As atividades físicas mais intensas precisam de aval do médico cirurgião para serem liberadas. Geralmente, isso acontece entre 45 e 60 dias, e, principalmente, se a paciente não estiver apresentando dores ou desconforto.

Fazer drenagem linfática pode ajudar a reduzir o edema e melhorar a circulação sanguínea na região do abdômen, logo, é outra ótima opção para o período pós-operatório.

 

Os resultados da lipoabdominoplastia

Pode-se afirmar, com base nas informações acima, que a lipoabdominoplastia oferece vários benefícios para quem deseja remodelar a região do abdômen e da cintura.

Os resultados, que começam a aparecer depois de 60 dias, atendem as exigências e as expectativas dos pacientes, sendo muito raro acontecer algum tipo de complicação.

Entretanto, é extremamente necessário que se faça o repouso de forma correta e seguindo todas as recomendações do seu cirurgião.

Outro fator importantíssimo para que você consiga os resultados desejados é escolher bem o cirurgião e a equipe médica que realizará a sua lipoabdominoplastia.

Além de experiência, eles precisam passar confiança, pois isso influencia direto na satisfação e sucesso do procedimento estético.

Saiba mais sobre a lipoabdominoplastia, agende uma consulta com o Dr. Erick Bragato e comece a cuidar de você ainda hoje!

DR. ERICK BRAGATO

CRM 193.986 / RQE 91.669

Dr. Erick Bragato é Membro com Título de Especialista pela Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica (SBCP).

Formado em Medicina pela Universidade Estadual de Londrina (PR).

Residência médica em Cirurgia Geral no Hospital Federal da Lagoa (RJ).

Residência médica em Cirurgia Plástica estética e reconstrutora do Conjunto Hospitalar do Mandaqui (SES/SP).

Fellowship em Cosmiatria Avançada, com experiência em injetáveis em geral (Toxina botulínica, preenchedores e bioestimuladores) e rejuvenescimento Facial.

Doutorado na área de Biofotônica Aplicada às Ciências da Saúde (com ênfase em fotobiomodulação para rejuvenescimento facial).

Tem experiência em cirurgias da face e contorno corporal.