Lipoescultura

A lipoescultura é um procedimento estético que é muitas vezes confundido com a lipoaspiração.

Na verdade, a lipoescultura é uma cirurgia estética onde se faz uma lipoaspiração, justamente para retirar o excesso de gordura localizada em determinadas partes do corpo, para depois, reposicioná-la – ou não – em outras áreas do corpo.

Logo, percebe-se que ao contrário da lipoaspiração, a lipoescultura não se trata de um procedimento para perda de peso, e sim um procedimento para melhorar o contorno corporal.

A principal ideia da lipoescultura é proporcionar ao corpo uma aparência mais bonita e harmoniosa.

 

O objetivo da lipoescultura

Muito em razão da busca por um corpo perfeito, hoje existe uma grande procura pela lipoescultura. Até porque, trata-se de um procedimento que contribui para elevar a autoestima.

A lipoescultura é altamente recomendada para aquelas pessoas que desejam retirar o excesso de gordura de uma parte do corpo que, porventura, não esteja respondendo a um treino específico, mesmo estando aliado a uma alimentação adequada.

Vale frisar que não foi só a procura pela lipoescultura que aumentou, o procedimento tem evoluído ano após ano, com resultados cada vez mais consistentes, menor tempo de recuperação, e a diminuição de efeitos colaterais.

 

Quais são as indicações da Lipoescultura?

Pacientes com algum depósito de gordura que não conseguiu eliminar através da dieta e exercícios físicos.

Pacientes que desejam modelar seu corpo mesmo estando um pouco acima do peso;

Pacientes que desejam usar a gordura para preencher áreas de depressão da pele;

Pacientes que que desejam melhorar o contorno glúteo;

Ter boa sáude, pele firme e não ter muita flacidez;

Pacientes que tenham expectatívas reais sobre o procedimento e que entendem que essa cirurgia não é método de emagrecimento.

 

Quais os benefícios que a Lipoescultura pode proporcionar?

Melhora do contorno corporal;

Melhor da relação cintura-quadril;

É possivel ganhar volume em algumas áreas do corpo com o enxerto de gordura;

Melhora da auto-estima.

 

Em quais partes do corpo pode ser feito a lipoescultura

Como mencionado anteriormente, existe diferença entre lipoaspiração e lipoescultura, que visa uma remodelação física estrutural, e não a retirada de grandes quantidades de gordura acumulada no corpo.

Na lipoescultura o cirurgião pode optar pela realocação do tecido adiposo, de maneira estratégica e controlada, com o intuito de melhorar o aspecto de determinada região, dando-a os contornos que o paciente almeja.

As partes mais comuns do corpo onde é possível fazer o procedimento de lipoescultura são:

  • Abdômen;
  • Queixo;
  • Pernas; e
  • Braços.

 

A lipoescultura no abdômen

Podemos dizer que o abdômen é a parte do corpo para onde mais se busca a lipoescultura, principalmente por ser a região que mais pode se beneficiar do procedimento.

Neste caso é possível acabar com os temíveis ‘pneuzinhos’ que incomodam, tanto as mulheres quanto os homens.

A lipoescultura no abdômen visa remodelar a região, reduzindo a gordura que fica acumulada nos flancos, deixando a cintura mais delineada e fina.

Com a prática de exercícios físicos regularmente (e específicos), combinado a uma dieta balanceada, será possível chegar na tão desejada barriga ‘tanquinho’ após uma lipoescultura bem sucedida.

 

A lipoescultura no queixo

Dentre os procedimentos mais buscados está a lipoescultura no queixo, que confere grandes benefícios a essa região, deixando o rosto mais harmonioso e simétrico.

A lipoescultura no queixo visa acabar com aquela indesejada ‘papada’, com o excesso de gordura localizada na região, proporcionando um rosto mais equilibrado.

Além disso, é possível perceber após a recuperação da lipoescultura no queixo, um rosto mais firme, o que também contribui para aumentar a autoestima do paciente.

 

A lipoescultura nas pernas

Com a lipoescultura nas pernas é possível remover tanto o culote quanto os excessos da parte interna das coxas, podendo deixá-las mais definidas e com o aspecto que a paciente gostaria.

A lipoescultura nas pernas é procurada, principalmente, por mulheres que tem muita dificuldade de lidar com as pernas grossas.

 

A lipoescultura nos braços

Outra parte do corpo que pode melhorar com a lipoescultura é a do braço. Muita gente ainda teme ficar com o braço flácido, que é entregue facilmente no famoso ‘tchauzinho’.

A gordura excessiva localizada no braço confere aquele aspecto flácido, no entanto, nem todos que apresentam essa flacidez podem estar aptos a fazer uma lipoescultura. Isso porque a quantidade de gordura que pode ser removida é limitada.

Em contrapartida, a lipoescultura no braço possui uma técnica fantástica de execução, possibilitando que o procedimento seja feito através de um corte pequeno, o que deixa a cicatriz praticamente imperceptível, com cerca de 0,5 centímetro.

Como é feita a Lipoescultura?

A cirurgia pode começar tanto pela frente quanto pelas costas, mas se a intenção for obter uma boa quantidade de gordura para enxertar nos glúteos, o ideal é começar a lipoaspiração pela frente. Pequenos furinhos são realizados (de preferência onde não aparecem), uma solução de soro é injetada até que os tecidos fiquem túrgidos. O soro nesse caso evita um sangramento excessivo e facilita a lipoaspiração. São utilizadas cânulas de diversos tamanhos para fazer a lipoaspiração. Da gordura aspirada é retirada o excesso de soro e depois de sofrer um tratamento especial (decantação, centrifugação, etc), ela já esta pronta para ser injetada.

Terminando a parte da frente, a paciente é virada de barriga para baixo e começamos a lipoaspiração do dorso. Depois de finalizada a lipoaspiração, a gordura separada pode ser enxertada no glúteo.

Vale lembrar que a lipoescultura é um procedimento que pode tratar várias regiões do corpo: culotes, coxas, braços, papada, dentre outras regiões. A lipoenxertia também pode ser feita nos seguintes locais: glúteos, mamas, face, mãos, ombros, etc.

 

Quanto de gordura pode ser retirada na Lipoescultura?

A quantidade de gordura retirada depende da definição a ser buscada e da melhora do contorno corporal. Mas existe um límite máximo de segurança que é estipulado pelo Conselho Federal de Medicina (CFM), em torno de 7% do peso corporal. Isso quer dizer que numa paciente com 60kg pode ser retirada no máximo 4 litros de gordura.

 

Qual a quantidade de gordura que pode ser enxertada?

Depende do local a ser enxertado. Tem regiões no corpo que comporta um volume maior, por exemplo nos glúteos. Agora na mama o volume enxertado não pode ser muito grande. A gordura retirada necessita de contato com tecidos com uma boa circulação de sangue para que possa sobreviver (esse é o príncipio do enxerto). Então se eu coloco gordura de mais, boa parte das células podem morrer por falta de circulação de sangue. No geral, apenas metade do volume injetado é que realmente se mantém. O restante é absorvido pelo organismo por não ter recebido uma vascularização adequada.

 

Posso fazer enxerto de gordura nos glúteos?

É o local mais comum onde enxertamos. Mas se você deseja muito volume, o ideal é fazer mais de uma enxertia. O resultado final é visto após 3 meses da lipoescultura, pois até metade da gordura enxertada pode ser absorvida pelo corpo.

 

Qual o tipo de anestesia da Lipoescultura?

Anestesia geral ou peridural com sedação.

 

Qual o tempo de duração da cirurgia?

Varia de 2 a 5 horas.

 

Quanto tempo fico internada após a Lipoescultura?

Geralmente a internação é de 24 horas. Ou seja, é melhor que a paciente passe a noite no hospital e receba alta na manhã do dia seguinte.

 

Existe cicatrizes após a Lipoescultura?

Sim, mas são bem pequenas, cerca de 5mm onde entramos com as cânulas de lipoaspiração. Procuramos deixar essas cicatrizes camufladas: na região do pubis, no sulco da mama, nas axilas e no umbigo.

 

Os resultados da lipoescultura

Alguns resultados da lipoescultura já poderão ser observados após o procedimento, no entanto, muito provável, de forma mais inchada.

Os resultados finais só devem aparecer após o período completo de recuperação, que deve acontecer entre três e quatro semanas.

Após esse período poderá observar as curvas mais definidas e a região afetada mais delineada e harmoniosa.

 

Quando devo fazer a abdominoplastia com a lipoescultura?

Quando tem excesso de pele e flacidez na região abdominal é recomendado realizar a abdominoplastia, porque a lipoescultura sozinha pode deixar ainda mais flácida essa região. Cirurgias combinadas devem ser avaliadas caso a caso.

 

Quais as possíveis complicações da Lipoescultura?

Boa parte dos pacientes vão obter o resultado esperado, mas alguns pacientes podem apresentar algumas complicações, mesmo o cirurgião tendo feito a cirurgia com muito zelo. Veja algumas das complicações mais comuns:

Irregularidades na pele;

Fibrose após lipoaspiração;

Necrose de pele, por falta de circulação adequada (acontece mais em pacientes tabagistas);

Necrose da gordura enxertada (isso pode ocorrer quando muito volume é enxertado de uma vez só);

Flacidez de pele;

Embolia gordurosa (por injeção inadvertida de gordura dentro do vaso);

Perfuração de órgãos (complicação raríssima);

Seromas e hematomas;

 

Quais as recomendações pré-operatórias para quem vai realizar a Lipoescultura?

Antes de ir ao hospital, você deve informar qualquer anormalidade que possa lhe ocorrer, sintomas respiratórios, contato com pessoas diagnosticadas com COVID e inflamações na pele.

Compareça ao local da cirurgia, no horário previsto e marcado na sua guia de internação;

Apresentar-se para a internação acompanhado (a) de alguém;

Comunicar o uso de medicações antes da internação;

Tomar banho de corpo inteiro na véspera da cirurgia;

Jejum mínimo de 8h antes da cirurgia, evitando bebidas alcoólicas ou refeições fartas na véspera da cirurgia. Água pode ser ingerida em pouca quantidade até 2 horas antes da cirurgia (isso deve ser verificado com o médico anestesiologista);

Levar a cinta modeladora e a meia anti-trombo.

 

Quais são os cuidados pós-operatórios da Lipoescultura?

Usar cinta modeladora durante 30 dias;

Iniciar drenagens linfáticas no 5º dia, evitando manipular áreas de enxerto de gordura. A drenagem linfática após a lipoescultura é fundamental, ela estimula o sistema linfático, diminui a retenção de líquidos, melhora a circulação sanguínea e acelera a cicatrização.

Alimentação saudável e tome bastante líquidos;

É muito importante fazer pequenas caminhadas desde o primeiro dia da cirurgia, isso previne a formação de trombose nas pernas;

Manter o uso da meia anti trombo durante 10 dias.

Fazer o uso das medicações prescritas;

Pode haver algum cuidado especial com dreno quando colocado;

 

Quando poderei retornar as minhas atividades diárias após a Lipoescultura?

Você poderá retornar ao trabalho após 10 dias, desde que não ocorra quaisquer complicações.

Exercícios físicos são liberados com 30 dias.

 

Como é a consulta com o cirurgião plástico para avaliar uma Lipoescultura?

A consulta médica visa entender o paciente como um todo e avaliar suas principais queixas. Aqui você terá o tempo que for necessário para sua consulta.

Através do exame físico é possível fazer uma indicação correta do procedimento. Vão ser esclarecidas todas etapas da cirurgia, sobre os riscos e sobre o pós operatório.

Na consulta médica serão solicitados exames pré operatórios como eletrocardiograma, exames de sangue e ultrassom da parede abdominal.

Ao final, nossa equipe irá passar todas informações referentes aos custos da cirurgia e as formas de pagamento.

 

Quanto custa fazer uma Lipoescultura?

Os custos de uma cirurgia de Lipoescultura envolvem honorários do cirurgião plástico, do cirurgião auxiliar e do médico anestesista, além dos gastos hospitalares com a internação, retornos na clínica e impostos. Esses valores podem variar a depender do tipo de cirurgia e dificuldade técnica do procedimento.

Por determinação do Conselho Federal de Medicina (CFM) e da Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica (SBCP), é PROIBIDA a divulgação de preços de cirurgias plásticas e procedimentos estéticos em sites na internet.

“Art. 3º: Cabe ao médico, após os procedimentos de diagnóstico e indicação terapêutica, estabelecer o valor e modo de cobrança de seus honorários, observando o contido no Código de Ética Médica, referente à remuneração profissional.” (Resolução CFM 1836/2008).

Para saber o valor de sua cirurgia, o primeiro passo é agendar uma consulta com o Dr. Erick Bragato que irá fazer uma avaliação e havendo indicação de cirurgia, nossa equipe irá lhe explicar todos os custos e as várias formas de pagamento que disponibilizamos.

 

É possível realizar a Lipoescultura pelo convênio médico?

A cirurgia de Lipoescultura não consta no Rol de procedimentos da ANS (Agência Nacional de Saúde Suplementar), portanto não é coberta por convênios médicos.

 

Como escolher um profissional capacitado para realizar sua Lipoescultura?

A Lipoescultura é um procedimento complexo e por essa razão deve ser realizado por um cirurgião plástico especializado. Nesse caso o paciente deve verificar se o profissional:

Tem registro no Conselho Federal de Medicina (CFM);

É membro da Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica (SBCP);

Vai realizar a cirurgia em um hospital adequado com suporte de UTI;

Tem experiência com esse tipo de cirurgia.

DR. ERICK BRAGATO

CRM 193.986 / RQE 91.669

Dr. Erick Bragato é Membro com Título de Especialista pela Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica (SBCP).

Formado em Medicina pela Universidade Estadual de Londrina (PR).

Residência médica em Cirurgia Geral no Hospital Federal da Lagoa (RJ).

Residência médica em Cirurgia Plástica estética e reconstrutora do Conjunto Hospitalar do Mandaqui (SES/SP).

Fellowship em Cosmiatria Avançada, com experiência em injetáveis em geral (Toxina botulínica, preenchedores e bioestimuladores) e rejuvenescimento Facial.

Doutorado na área de Biofotônica Aplicada às Ciências da Saúde (com ênfase em fotobiomodulação para rejuvenescimento facial).

Tem experiência em cirurgias da face e contorno corporal.