Lobuloplastia (orelha fissurada)

A lobuloplastia é um procedimento cirúrgico considerado pequeno e simples, que tem como finalidade corrigir lacerações na orelha. O problema do qual a lobuloplastia trata pode ser popularmente conhecida por orelha ou lóbulo rasgado, ou ainda, como orelha bífida.

Em suma, a loboloplastia visa restaurar a aparência do lóbulo de maneira definitiva, logo, é considerada uma cirurgia de fins estéticos, que pode ser realizada por homens ou por mulheres.

O procedimento para correção dos problemas de orelha fissurada ou bífida é mais comum do que muitos imaginam.

Geralmente, atribui-se o problema de orelha fissurada ou bífida ao uso prolongado de brincos pesados ou de alargadores. A laceração pode acontecer de forma parcial ou total, caso em que o furo é rasgado completamente.

Mas, também pode acontecer um caso de orelha rasgada através de um eventual trauma/acidente na região da orelha.

O fato é que a orelha fissurada ou bífida causa grande impacto esteticamente, mais nas mulheres do que nos homens, pois com o passar do tempo, com o uso frequente de brincos e/ou acessórios nas orelhas, muitas vezes pesados, a tendência é que os lóbulos fiquem cada vez mais flácidos, impossibilitando até mesmo a utilização de alguns tipos de brincos.

Casos de orelha fissurada ou bífida pode impactar na saúde emocional, isso porque muitas pessoas sentem vergonha da situação e passam a viver mais reclusas e infelizes.

No entanto, através da cirurgia de lobuloplastia é possível resolver esse problema de maneira simples e rápida.

No decorrer do artigo, vamos tentar esclarecer os principais pontos em relação ao procedimento de lobuloplastia.

 

– No que consiste a cirurgia de lobuloplastia?

A lobuloplastia é uma cirurgia plástica indicada para quem deseja fazer uma correção de lacerações nas orelhas, melhorando consideravelmente a aparência dos lóbulos, seja para reparar rasgos ou furos muito abertos.

Além de corrigir as lacerações, reconstruindo a região dos lóbulos, a lobuloplastia também consegue evitar aquele aspecto de orelha caída e/ou murcha.

 

– Para quem é indicada uma cirurgia de lobuloplastia?

A reconstrução do lóbulo através da lobuloplastia é indicada para pessoas, em especial mulheres, que fazem ou fizeram uso de brincos muito pesados, e que, por consequência, tiveram os furos mais abertos do que o normal e desejam que a região volte à forma natural, totalmente fechada.

Acontece que o lóbulo é formado apenas por pele e gordura, ou seja, não existe a presença de qualquer tipo de músculo ou cartilagem que dê sustentação para esta parte da orelha, e isso significa que dificilmente a condição de orelha fissurada ou bífida será revertida de maneira natural.

Até por conta disso, quando se opta pelo uso de alargadores, fatalmente será necessário uma lobuloplastia para fazer a reparação caso o uso seja prolongado, já que é comum no uso de alargadores ocorrer a ruptura do lóbulo.

Também recebe a indicação para se submeter a uma lobuloplastia pessoas que tiverem algum tipo de sequela em razão de trauma na região do lóbulo.

 

– Existe contraindicação para uma cirurgia de lobuloplastia?

De um modo geral não existem contraindicações para a realização de uma cirurgia de lobuloplastia, mas quem vai determinar isso será o médio cirurgião após avaliação individualizada de cada caso.

 

– Como funciona a cirurgia de lobuloplastia?

Considerado um procedimento simples, a cirurgia de lobuloplastia pode ser realizada em hospitais ou na própria clínica, desde que ela tenha ambiente devidamente equipado e licenciado pela Vigilância Sanitária.

Na verdade, o que vai determinar onde será realizada a lobuloplastia é o grau de gravidade da ruptura do lóbulo e o que o médico sentir que mais seguro para o paciente.

O procedimento é realizado com anestesia, geralmente local. Se com ou sem sedação, você pode combinar com o médico cirurgião.

Depois, é feita a retirada de parte da pele que está no entorno do rasgo da orelha, para posteriormente, costurar (dar os pontos) fazendo a união das bordas do tecido para corrigir o rasgo ou diminuir o furo.

– Como saber se a cirurgia deve ser feita em hospital ou pode ser realizada em clínica médica?

Durante a consulta o médico cirurgião já consegue determinar onde será realizada a lobuloplastia, mas a decisão geralmente segue o seguinte raciocínio:

  • Casos de menor gravidade, como por exemplo, rasgos simples na orelha ou um furo, podem ser feitos em clínica especializada.
  • Casos que apresentam maior gravidade, como por exemplo, quando há a ruptura profunda do lóbulo, a lobuloplastia deve ser realizada em ambiente hospitalar, onde geralmente oferece mais recursos.

 

– Quanto tempo dura uma cirurgia de lobuloplastia?

A cirurgia de lobuloplastia dura entre 15 e 60 minutos, dependendo se em um ou nos dois lóbulos, isso porque o procedimento é relativamente simples de ser realizado, principalmente se for feito por profissional especializado e experiente.

 

– Quais os riscos de uma lobuloplastia?

Por se tratar de um procedimento simples, os riscos são menores, mínimos. Os mais relevantes seriam:

  • Deiscência (abertura dos pontos);
  • Inflamação;
  • Infecção; e
  • Má cicatrização.

 

– Como fica o resultado de uma cirurgia de lobuloplastia?

A tendência é que a orelha volte ao normal, com o fechamento completo do furo ou do rasgo da orelha, ou seja, você terá um lóbulo reconstruído, sem furos, e a autoestima recuperada.

Contudo, existe o risco de ficar com uma pequena cicatriz, quase imperceptível, que pode ser tratada com o tempo, mas no geral, nada que possa interferir na estética ou na funcionalidade da orelha.

Os resultados poderão ser melhores vistos após a retirada dos pontos, que devem acontecer entre 10 e 15 dias depois da cirurgia, mesmo se a região apresentar hematomas ou inchaços, que é normal.

Para observar o resultado final e definitivo, estima-se um período de 90 dias.

 

– Pode furar a orelha depois de um procedimento de lobuloplastia?

Sim, depois de passar pelo processo de recuperação você pode fazer um novo furo após 3 meses e voltar a usar brincos e acessórios na orelha.

 

– Como é o pós-operatório de uma lobuloplastia?

Em suma, é uma recuperação bem tranquila, inclusive, sem a necessidade de afastamento das atividades normais.

É importante proteger e evitar atrito no local para os pontos não abrirem.

É comum sentir um pouco de dor na região operada nos primeiros dias, assim como um pequeno inchaço e equimose, mas isso tende a diminuir rapidamente já na primeira semana.

O paciente deve permanecer com curativos nos primeiros dias, sempre com muita atenção e higiene para fazer as trocas. Os pontos, deverão ser retirados pelo médico cirurgião em um período entre 10 e 15 dias.

E, uma das recomendações mais importantes diz respeito à exposição ao sol. A orientação é que faça uso de protetor solar sempre que sair de casa e evitar a exposição direta ao sol por pelo menos 30 dias.

DR. ERICK BRAGATO

CRM 193.986 / RQE 91.669

Dr. Erick Bragato é Membro com Título de Especialista pela Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica (SBCP).

Formado em Medicina pela Universidade Estadual de Londrina (PR).

Residência médica em Cirurgia Geral no Hospital Federal da Lagoa (RJ).

Residência médica em Cirurgia Plástica estética e reconstrutora do Conjunto Hospitalar do Mandaqui (SES/SP).

Fellowship em Cosmiatria Avançada, com experiência em injetáveis em geral (Toxina botulínica, preenchedores e bioestimuladores) e rejuvenescimento Facial.

Doutorado na área de Biofotônica Aplicada às Ciências da Saúde (com ênfase em fotobiomodulação para rejuvenescimento facial).

Tem experiência em cirurgias da face e contorno corporal.