Mastopexia sem próteses

A mastopexia sem próteses é uma cirurgia plástica que tem como principal finalidade elevar as mamas caídas, devolvendo-as a firmeza sem a colocação de uma prótese de silicone mamária.

O procedimento de mastopexia sem próteses visa eliminar o excesso de pele que deixa as mamas mais baixas, murchas e, em muitas vezes, assimétricas.

A mastopexia sem próteses serve, principalmente, para mulheres que desejam deixar seu colo mais bonito e jovial, e, como o próprio nome sugere, sem fazer a inserção de prótese, ou seja, é o procedimento que consegue retirar o excesso de pele das mamas, remodelando-as sem a necessidade de uso do famoso silicone.

Além dos benefícios físicos e estéticos, a mastopexia sem próteses também tem efeito positivo na questão emocional, pois com a correção das mamas, deixando-as com uma aparência mais uniforme, redonda e bela, as mulheres têm sua autoestima elevada, já que não sofrerão mais com o efeito de mamas murchas e caídas.

A possibilidade da reversão da flacidez que atinge as mamas sem o uso de prótese de silicone, deixando-as mais firmes, simétricas e em uma posição mais alta, inclusive podendo fazer o reposicionamento da aréola, além da retirada do excesso de pele da região são os principais fatores que levam as mulheres a procurar por um procedimento de mastopexia sem próteses.

Até por conta disso, a mastopexia sem próteses se apresenta como uma das cirurgias plásticas mais realizadas pelas mulheres há um bom tempo.

A cirurgia de mastopexia sem próteses proporciona um maior contorno das mamas, com formato mais harmônico, simétrico, possibilitando um maior sentimento de bem-estar, pois recupera a autoestima; projeta uma mudança de vida; e melhora o relacionamento, tanto o conjugal quanto o profissional.

Abaixo, vamos explanar mais um pouco sobre o procedimento de mastopexia sem próteses, a cirurgia que consegue valorizar o seio sem a colocação de prótese mamária de silicone.

 

Como funciona uma cirurgia de mastopexia sem próteses

Geralmente, para a realização do procedimento de mastopexia sem próteses, após as consultas e exames que devem ser feitos previamente, segue-se as seguintes etapas:

– 1ª Etapa:

É feita a marcação das mamas pelo médico cirurgião, definindo a região onde será feita a remoção da pele.

– 2ª Etapa:

É aplicada a anestesia de acordo com o definido anteriormente entre médico cirurgião e paciente.

– 3ª Etapa:

É feita a incisão (corte) em volta da aréola, e, dependendo da necessidade do caso, a incisão em formato de ‘T’ invertido, por onde será feita a remoção da pele excessiva e flácida, e a redistribuição do volume mamário para que melhore o seu contorno.

– 4ª Etapa:

É realizada a elevação de todo o complexo mamário, inclusive com o reposicionamento da aréola, caso esse seja o desejo da paciente e o planejado nas consultas que antecedem o procedimento.

É comum em alguns casos, haver um pouco de redução no volume das mamas, em razão da redução de parte do volume que apresenta caimento e um eventual grande volume de pele com flacidez a ser retirada.

Normalmente esse tipo de informação é passado pelo médico cirurgião à paciente durante as consultas e análises prévias, que poderá optar por preservar ou reduzir mais o volume das mamas, estando ciente de como isso influenciará nos resultados, em especial, quanto ao caimento das mamas.

– 5ª Etapa:

Realiza-se o corte da pele excedente e faz-se o fechamento das incisões;

– 6ª Etapa:

Realização do curativo na região e colocação do sutiã pós-cirúrgico.

 

Qual o tipo de anestesia utilizada para realizar o procedimento de mastopexia sem próteses?

É mais comum que se utilize a anestesia peridural com sedação, pois essa opção oferece mais benefícios em relação à recuperação da paciente, inclusive, contribuindo para a prevenção de trombose.

No entanto, também pode-se utilizar a anestesia geral para a realização da cirurgia chamada mastopexia sem próteses. Vai depender muito das conversas entre médico cirurgião e paciente durante as consultas.

 

Quanto tempo demora uma cirurgia de mastopexia sem próteses?

Estima-se algo em torno de 3 horas para realizar uma cirurgia de mastopexia sem próteses, mas, o que será determinante para o tempo será a quantidade de pele que deverá ser removida.

 

Para quem é indicada a mastopexia sem próteses

As principais indicações para a mastopexia sem próteses envolvem as mulheres que tiveram o formato das mamas afetadas, que pode ser ocasionada em razão:

  • De gestação e amamentação;
  • Do envelhecimento natural;
  • Do efeito da gravidade; ou
  • De grandes oscilações de peso.

Comumente, quem busca por uma cirurgia de mastopexia sem próteses são mulheres que:

  • Viram as mamas perderem a sustentação;
  • Ficaram com os mamilos apontando para baixo;
  • Ficaram com as mamas em tamanhos diferentes;
  • Apresentam as mamas sem contorno e caídas;
  • Estão com as mamas assimétricas;
  • Ficaram com as aréolas maiores do que o normal;
  • Estão com as mamas flácidas;
  • Não se sentem confortáveis com a posição, formato e volume das mamas, mamilos e aréolas; ou
  • Não estão satisfeitas com sua aparência, causando-lhe insegurança, o que as impede inclusive, de usar de roupas mais decotadas e sem alça, justamente por entender que a região do seio não está bonita.

Com a mastopexia sem próteses é possível devolver o formato natural às mamas, com a devida sustentação e aparência que a paciente deseja.

 

Associando uma cirurgia de mastopexia sem próteses a outro procedimento

É comum em cirurgias estéticas que mais de um procedimento seja utilizado, dependendo, é claro, do que a paciente pretende e da recomendação médica.

O procedimento mais comum de se realizar junto a uma mastopexia sem próteses é a lipoaspiração complementar, em especial nas axilas e parte lateral das mamas.

Pode-se, inclusive, utilizar a gordura final resultante para realizar uma lipoenxertia mamária, o que confere valorização à região do colo, além de contribuir para deixaras mamas simétricas.

Converse com seu médico para saber mais a respeito e tomar a decisão certa.

 

Como é o pré-operatório de uma mastopexia sem próteses

O pré-operatório inclui consultas, avaliações físicas e exames laboratoriais.

Momentos antes do procedimento é recomendado que:

  • Evitar refeições pesadas;
  • Evitar o consumo de bebidas alcoólicas e de tabaco;
  • Jejum, inclusive de água, por no mínimo oito horas antes da cirurgia;
  • Informar ao médico cirurgião sobre qualquer sintoma anormal, em especial, indisposição ou gripe;
  • Evitar a ingestão de medicamentos anti-inflamatórios, principalmente os que possuem ácido acetilsalicílico;
  • Interromper o uso de antirreumáticos, aceleradores de metabolismo (como por exemplo anfetaminas), fórmulas para emagrecimento e vitaminas E, por pelo menos duas semanas antes do procedimento;
  • No utilizar qualquer tipo de cosmético no dia da cirurgia;
  • Evitar usar tinturas e descolorante para cabelo ao menos três dias antes do procedimento de mastopexia sem próteses.

 

Resultados de uma mastopexia sem próteses

O resultado da cirurgia já pode ser visto nos primeiros dias após o procedimento, mesmo com a região apresentando um certo inchaço, que é natural e deve durar certa de duas semanas.

A mastopexia sem próteses proporciona um resultado bastante natural, associado a elevação das mamas, deixando-as firmes, densas, bem contornadas e consistentes.

Em relação à cicatriz, ela será definida entre médico e paciente, mas a quantidade de pele a ser retirada é que será o fator mais determinante para o seu tamanho e formato, mas, é mais comum a cicatriz em forma de ‘T’ invertido, já que se trata da técnica que promove um maior grau de elevação de mamas.

Vale ressaltar que a mastopexia sem próteses não impede o processo natural de envelhecimento, ou seja, com o passar do tempo pode ser que as mamas voltem a cair, uma vez que a pele tende a ir perdendo a elasticidade ano após ano.

Enfim, o resultado de uma mastopexia sem próteses é mamas erguidas, com mais sustentação, simétricas, redondas, naturais, e, um pouco menores, conferindo harmonia e beleza, além de aumentar a autoestima.

 

Como é o pós-operatório da mastopexia sem próteses

Assim como em qualquer procedimento cirúrgico, o pós-operatório bem feito é fundamental para os resultados finais serem satisfatórios.

Logo, é preciso seguir à risca as recomendações médicas para garantir o melhor resultado possível e evitar intercorrências.

Em suma, o pós-operatório da mastopexia sem próteses recomenda:

  • Uso de sutiã cirúrgico durante 24 horas por pelo menos 30 dias. No segundo mês, é recomendado o uso de pelo menos 12 horas por dia.
  • Fazer sessões de drenagem linfática para acelerar o tempo de recuperação, pois consegue aliviar os sintomas do processo inflamatório, minimizar as dores, eliminar seromas e desfazer fibroses.
  • Evitar movimentos bruscos com os braços e levantá-los acima do ombro por cerca de 30 dias.
  • Evitar esforços físicos, em especial com os braços.
  • Dormir sempre de barriga para cima, principalmente nos primeiros 30 dias. Dormir de lado ou de barriga pra baixo somente após liberação médica.
  • Ficar sem atividade física por cerca de 5 semanas. Após esse período, devem ser liberados exercícios de baixo impacto para os membros inferiores. Os exercícios dos membros superiores só devem ser liberados após 4 meses.
  • Fazer uma alimentação equilibrada e beber bastante água.
  • Movimentar-se pouco, com pequenas caminhadas pela casa, mas sem esforço físico, pois ficar imóvel por muito tempo pode acarretar em uma trombose.
  • Evitar dirigir por pelo menos duas semanas.
  • Evitar molhar os curativos.
  • Informar o médico qualquer ocorrência anormal.

 

Riscos de uma cirurgia de mastopexia com próteses

É sempre importante frisar que quanto melhor for a estrutura hospitalar e a qualidade da equipe médica, menor será o risco do procedimento, por isso sua escolha é vital para o sucesso da mastopexia sem próteses.

Embora seja mais raro, existem alguns riscos. Dentre eles:

  • Hematomas;
  • Seroma;
  • Infecções;
  • Dores constantes;
  • Necrose de pele;
  • Necrose da aréola;
  • Deiscência de pontos;
  • Má cicatrização;
  • Riscos anestésicos;
  • Trombose venosa;
  • Possibilidade de realização de novo procedimento.

DR. ERICK BRAGATO

CRM 193.986 / RQE 91.669

Dr. Erick Bragato é Membro com Título de Especialista pela Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica (SBCP).

Formado em Medicina pela Universidade Estadual de Londrina (PR).

Residência médica em Cirurgia Geral no Hospital Federal da Lagoa (RJ).

Residência médica em Cirurgia Plástica estética e reconstrutora do Conjunto Hospitalar do Mandaqui (SES/SP).

Fellowship em Cosmiatria Avançada, com experiência em injetáveis em geral (Toxina botulínica, preenchedores e bioestimuladores) e rejuvenescimento Facial.

Doutorado na área de Biofotônica Aplicada às Ciências da Saúde (com ênfase em fotobiomodulação para rejuvenescimento facial).

Tem experiência em cirurgias da face e contorno corporal.