Preenchimento labial com ácido hialurônico

A boca é uma das regiões do corpo que mais sofre com os sinais de envelhecimento e o preenchimento labial com ácido hialurônico é uma ótima solução para o preenchimento de sulcos, ou rugas periorais e ainda proporciona hidratação à pele.

Além da boca volumosa, dos lábios carnudos, bem desenhados e do famoso bocão, o preenchimento labial com ácido hialurônico ajuda a combater o envelhecimento dos lábios.

A boca é uma das regiões do corpo que mais sofre com os efeitos do envelhecimento. Por ser uma das regiões mais movimentadas do corpo, conforme o passar do tempo, e a diminuição da produção de colágeno, quando a pele começa a perder gordura e sustentação, surgem as rugas periorais, conhecidas como os temidos “códigos de barras”, que dão aquele aspecto envelhecido e enrugado ao redor da boca.

Com a falta da gordura a diminuição do volume leva a perda dos contornos, conferindo lábios finos que destoam da simetria de toda a face. O preenchimento labial com ácido hialurônico ajuda a recuperar o volume perdido, redefinindo os contornos da boca.

 

O que é preenchimento labial com ácido hialurônico?

O preenchimento labial com ácido hialurônico é uma técnica minimamente invasiva, que consiste na aplicação do ácido hialurônico, com o intuito de proporcionar simetria, definição e volume aos lábios.

Com o auxílio de uma agulha, o cirurgião injeta o ácido hialurônico na região, e vai modelando os lábios para que fiquem conforme o almejado.

 

O que é ácido hialurônico?

O ácido hialurônico é uma substância produzida de forma natural pelo corpo humano. Trata-se de um tipo de açúcar que fica entre as células, preenchendo os espaços entre elas.

Por ser uma molécula que atrai água, o ácido hialurônico ajuda na hidratação da pele e, estimula a produção do colágeno.

Como o ácido hialurônico é uma substância que já existe no nosso organismo, ele não oferece risco de rejeição.

 

Para quem o preenchimento labial com ácido hialurônico é indicado?

O preenchimento labial com ácido hialurônico é indicado a todas as pessoas que desejam preencher os lábios, aumentar seu volume, redefinir o contorno da boca ou combater os sinais e efeitos do envelhecimento na região.

Homens ou mulheres que anseiam por lábios mais volumosos ou projetados, devem aderir a técnica do preenchimento labial com ácido hialurônico e conquistar a boca dos sonhos.

 

Quais os objetivos que se almejam com o preenchimento labial com ácido hialurônico?

Além de corrigir pequenas imperfeições, melhorar a aparência dos lábios e elevar a autoestima, os principais objetivos que se almejam com o preenchimento labial com o ácido hialurônico são:

  • Dar mais volume aos lábios;
  • Aumentar a projeção dos lábios;
  • Diminuiu a exposição gengival;
  • Ajuda no selamento labial;
  • Ajuda no alinhamento do contorno da boca;
  • Equilibra as proporções faciais;
  • Corrige assimetrias;
  • Auxilia na boa finalização de tratamentos ortodônticos e outras intervenções odontológicas;
  • Auxilia na composição da harmonização facial.

 

A aplicação do preenchimento labial com ácido hialurônico dói?

O preenchimento labial com ácido hialurônico não é um procedimento dolorido. Antes de começar as aplicações, o especialista utiliza um creme anestésico para garantir conforto ao paciente durante toda a aplicação.

 

Como é o procedimento do preenchimento labial com ácido hialurônico?

O procedimento em si é bem simples e minimamente invasivo. O preenchimento labial com ácido hialurônico pode ser realizado em clínicas especializadas.

Antes de iniciar a aplicação, o médico faz uma avaliação da área, averiguando se há algum tipo de inflamação ou fissura na pele, bem como alinhando expectativas e resultados tangíveis com o procedimento.

Depois de confirmado todos os requisitos necessários, é feita a higienização na área onde o ácido hialurônico será injetado.

Um anestésico local é aplicado, para deixar o paciente mais confortável durante a experiência.

O especialista aplica, cuidadosamente, o ácido hialurônico, nas regiões previamente demarcadas.

Vale ressaltar que, a aplicação do ácido hialurônico é definida de acordo com as necessidades individuais de cada paciente. Podendo ser injetada em apenas um lábio, superior ou inferior, em ambos, na parte interna e nos arredores da boca.

É durante a aplicação que o especialista modela os lábios de acordo com os efeitos previamente combinados. Conforme o ácido hialurônico é injetado, ele massageia a área, para que possa preenchê-la como desejado.

Todo o procedimento é realizado em uma única sessão e dura cerca de 30 minutos. No entanto, há necessidade de sessões de manutenção para conseguir manter a duração dos resultados. O retorno e a periodicidade dependem das orientações do profissional ao avaliar a complexidade de cada procedimento.

 

Como devo proceder após a aplicação do preenchimento labial com ácido hialurônico?

É comum observar pequenos inchaços no dia seguinte após a aplicação do preenchimento labial com ácido hialurônico. Indica-se o uso de compressas de gelo nas primeiras horas. Caso o inchaço persista, o paciente deve recorrer ao especialista responsável pelo procedimento.

O resultado só será visto após algumas semanas, que é quando não haverá mais sinais de inchaço.

Como ocorre em pós de muitos outros procedimentos estéticos é recomendado evitar a exposição ao sol, principalmente nos dois primeiros dias sequenciais ao tratamento.

Nada de maquiagem na primeira semana após o procedimento.

Recomenda-se que o paciente guarde as primeiras 24 horas após o procedimento para repouso. Nada de atividades físicas, ou quaisquer outras atividades que requeiram esforços físicos ou que possam gerar impactos, hematomas ou inchaços.

Os cuidados após a realização do procedimento são simples. Havendo alguma outra recomendação específica, ela será passada pelo médico, dependendo das especificidades de cada caso.

 

Opte por temperaturas amenas

Lembre-se que as temperaturas extremas, tanto para o frio quanto para o calor, costumam influenciar no processo de absorção e podem levar o rosto a ficar inchado por mais tempo.

Evite o ar-condicionado, dê preferência para ambientes ventilados naturalmente, sempre que possível.

 

Firme uma parceria com antioxidantes

Como todos os procedimentos estéticos, alguns cuidados devem ser adquiridos ou mantidos para se ter uma boa duração nos resultados. Com o preenchimento labial com ácido hialurônico não é diferente.

Os antioxidantes são excelentes combatentes dos radicais livres, aliados a bons cosméticos são fortes opositores do envelhecimento da pele.

Firmar uma parceria com alimentos e cosméticos antioxidantes é um modo muito eficaz de manter por mais tempo os resultados do preenchimento labial com ácido hialurônico, além é claro, de obter uma pele de aparência mais saudável e bonita.

Importante destacar que tanto para homens quanto para mulheres, e independente dos objetivos, o preenchimento labial proporciona resultados muito naturais, desde que seja realizado com um profissional experiente.

 

Quais são os principais benefícios do preenchimento labial com ácido hialurônico?

Você já sabe que o preenchimento labial com ácido hialurônico melhora a aparência dos lábios, no entanto, há muito mais benefícios. São eles:

  • Incentiva a produção do colágeno;
  • Melhora a harmonização facial;
  • Corrige desalinhamentos da boca e assimetrias;
  • Repara a proporção dos lábios;
  • Confere a aparência de lábios hidratados, logo após a aplicação;
  • Suaviza rugas e linhas de expressões ao redor das regiões tratadas;
  • O procedimento é realizado em uma única sessão;
  • É um procedimento que pode ser revertido, caso o paciente se arrependa.

 

Quanto custa um preenchimento labial com ácido hialurônico?

O valor do investimento do preenchimento labial com ácido hialurônico só pode ser definido após uma avaliação médica. Onde será determinada quais as regiões do lábio que necessitam de intervenção, a quantidade do produto a ser usada e outras questões relevantes, como a complexidade do procedimento.

 

Qual a importância do preenchimento labial para a harmonia do rosto?

Quando os lábios estão alinhados, eles contribuem para a proporcionalidade do rosto e também para os bons resultados da harmonização facial.

 

Há riscos ou contraindicações para a realização do procedimento do preenchimento labial com ácido hialurônico?

Por se tratar de uma substância que faz parte da composição orgânica da pele, a probabilidade de ter reações alérgicas são mínimas. No entanto, o preenchimento labial com ácido hialurônico não é indicado para gestantes, lactantes, pacientes portadores de doenças autoimunes ou com inflamações nos lábios.

Para que os resultados fiquem naturais e satisfatórios é fundamental observar a anatomia dos elementos do rosto.

Outro ponto importante diz respeito a aplicação, esta deve ser realizada por um especialista que saiba a técnica correta, pois a aplicação incorreta pode ocasionar interferências no fluxo sanguíneo das áreas que receberam o ácido hialurônico.

 

Bons resultados advêm do bom senso do paciente aliado a boa opinião do especialista

O preenchimento labial com ácido hialurônico ajuda a ajustar a simetria e alinhamento das proporções do rosto. Otimiza os resultados da harmonização facial, equilibrando ainda mais a aparência.

É importante levar em consideração a opinião do médico especialista para não exagerar e aplicar mais ácido hialurônico do que o necessário e ficar com a aparência artificial e plastificada.

Lembre-se que em se tratando de procedimentos estéticos, bom senso é a palavra de ordem.

Nunca é demais ressaltar que o preenchimento labial com ácido hialurônico é um procedimento seguro, rápido e que apresenta ótimos resultados.

Depois de acompanhar nosso post sobre o preenchimento labial com ácido hialurônico, você se interessou em realizar o procedimento?

Entre em contato com a nossa equipe e agende a sua consulta com o Dr. Erick Bragato e comece a cuidar dos seus lábios ainda hoje!

DR. ERICK BRAGATO

CRM 193.986 / RQE 91.669

Dr. Erick Bragato é Membro com Título de Especialista pela Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica (SBCP).

Formado em Medicina pela Universidade Estadual de Londrina (PR).

Residência médica em Cirurgia Geral no Hospital Federal da Lagoa (RJ).

Residência médica em Cirurgia Plástica estética e reconstrutora do Conjunto Hospitalar do Mandaqui (SES/SP).

Fellowship em Cosmiatria Avançada, com experiência em injetáveis em geral (Toxina botulínica, preenchedores e bioestimuladores) e rejuvenescimento Facial.

Doutorado na área de Biofotônica Aplicada às Ciências da Saúde (com ênfase em fotobiomodulação para rejuvenescimento facial).

Tem experiência em cirurgias da face e contorno corporal.