Prótese de Mama: A Técnica Dual Plane

O que é a técnica dual plane para mamoplastia de aumento?

A técnica dual plane de prótese de mama foi difundida pelo cirurgião plástico norte-americano John Tebbetts em meados de 2001. Essa técnica visa proporcionar resultados naturais, duradouros, com recuperação rápida e menor incidência de dor no pós-operatório.

 

Para entender essa técnica vamos explicar um pouco sobre a anatomia na mama:

A mama possui uma estrutura composta basicamente por pele, gordura e músculo, além da glândula mamária (responsável pela produção de leite materno). Normalmente, os implantes de próteses de silicone eram posicionados abaixo ou acima dos músculos da região. Essa é uma das principais diferenças quanto ao método dual plane: a prótese fica parcialmente coberta pelo músculo em seu polo superior, proporcionando uma transição mais suave para o tórax e um colo mais natural. A metade inferior da prótese fica coberta apenas pela glândula, dando aquele aspecto mais redondinho, tão desejado pelas mulheres.

 

Veja a diferença da técnica dual plane e da subfascial:

 

 

Como o músculo não se estende até a porção inferior da prótese, não ocorrerá o movimento da mesma durante sua contração, como poderia ocorrer em um plano totalmente abaixo do músculo. A prótese terá a tendência a seguir a “queda” natural das mamas, seguindo a dinâmica natural da glândula mamária, e não do músculo.

Em geral, a posição da prótese em um plano acima do músculo é a posição mais comum de se colocar o implante mamário, pois alcança excelentes resultados em pacientes que já apresentam algum volume de glândula mamária. No entanto, quando temos uma paciente muito magra e que apresenta um volume glandular muito pequeno, podem surgir alguns problemas com esta técnica, principalmente a longo prazo. Isto ocorre porque ao colocarmos uma prótese logo abaixo da glândula nesses casos, não haverá tecido glandular (e nem tecido gorduroso) suficiente para cobrir o implante.

Além disso, uma tendência natural é a atrofia dos tecidos naturais da mama causada pela pressão da prótese nesses tecidos. Dessa forma, o resultado é a evidência dos contornos da prótese, mais marcados na porção superior e medial (no meio das mamas) em curto prazo e uma possível evidência de todos os contornos da prótese (inclusive de seus relevos = rippling) através da pele a longo prazo.

 

Será que a técnica dual plane serve para mim?

O método Dual Plane é indicado especialmente para mulheres que possuem pouco volume mamário, aproximadamente 2 centímetros de tecido, que pode ser verificado se você “pinçar” a parte da mama que fica acima do mamilo. Essas características são encontradas geralmente em mulheres muito magras, seja por fatores genéticos ou por emagrecimento excessivo. O resultado será mais natural, eliminando aquele aspecto evidente de possuir a prótese de silicone.

 

Quais são os cuidados pré operatório?

Serão solicitados exames pré-operatório de sangue, eletrocardiograma e ultrassom de mamas.

Serão realizadas medidas específicas das mamas e do tórax para escolha do tamanho das próteses.

 

Como é realizada a cirurgia?

Realizada apenas em ambiente hospitalar com segurança.

Anestesia pode ser peridural ou geral.

 

Quais os cuidados pós-operatório?

A alta hospitalar ocorre no mesmo dia.

A paciente poderá realizar alguns movimentos com os braços.

O retorno ao trabalho poderá ser com 10 dias.

Poderá realizar atividades físicas após 20 dias.

Deverá fazer uso de um sutiã cirúrgico por 30 dias.

 

Quais são as principais vantagens da técnica Dual Plane?

Aspecto mais natural: Por serem cobertas por uma camada de tecido muscular, as próteses de silicone ficam menos “marcadas”. Ou seja, a região peitoral ganha visibilidade somente pelo aumento de volume, evitando um desconforto que até então era bastante comum entre as mulheres que passavam pelo procedimento;

Toque mais macio: Pelo mesmo motivo citado acima, as próteses de silicone ficam menos palpáveis através do Dual Plane. Isto quer dizer que o aspecto natural não é somente mais visível, mas também mais sensível, especialmente na parte superior das mamas;

A técnica Dual Plane é a técnica da recuperação rápida, se todo o protocolo for seguido, a paciente volta as suas atividades habituais em poucos dias.

Resultados prolongados: A “cobertura” do músculo nas próteses de silicone do método Dual Plane garante um resultado mais robusto e com maior sustentação, o que permite que sejam mais duradouros, menor chance de contratura capsular e visibilidade das ondulações das próteses.

DR. ERICK BRAGATO

CRM 193.986 / RQE 91.669

Dr. Erick Bragato é Membro com Título de Especialista pela Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica (SBCP).

Formado em Medicina pela Universidade Estadual de Londrina (PR).

Residência médica em Cirurgia Geral no Hospital Federal da Lagoa (RJ).

Residência médica em Cirurgia Plástica estética e reconstrutora do Conjunto Hospitalar do Mandaqui (SES/SP).

Fellowship em Cosmiatria Avançada, com experiência em injetáveis em geral (Toxina botulínica, preenchedores e bioestimuladores) e rejuvenescimento Facial.

Doutorado na área de Biofotônica Aplicada às Ciências da Saúde (com ênfase em fotobiomodulação para rejuvenescimento facial).

Tem experiência em cirurgias da face e contorno corporal.