Torsoplastia ou cirurgia circunferencial

A torsoplastia é uma cirurgia plástica que tem como principal objetivo retirar o excesso de gordura e a flacidez do torso (costas).

A torsoplastia visa reparar aqueles ‘pneuzinhos’ que ficam na parte central do corpo, mais precisamente no tronco, que causam incômodo a várias pessoas.

O excesso de gordura e pele na região do tronco tira a definição do contorno corporal, o que pode ocasionar um resultado estético desagradável, e muitas vezes, impacta na autoestima.

A torsoplastia busca devolver as linhas curvilíneas do corpo, deixando-o mais atraente e harmônico.

Com a torsoplastia, as marcas na roupa não serão mais da gordura e da pele em excesso, mas sim de um corpo mais torneado, bonito e atraente.

Em geral, quem se sente incomodada com algumas características do corpo, tais como os contornos do tórax anterior, das costas, das regiões laterais abaixo das axilas, dos flancos e até mesmo do abdômen, pode se submeter a uma cirurgia de torsoplastia.

Esse excesso de pele atinge principalmente as pessoas que sofrem com o sobrepeso e a obesidade, ou melhor, as pessoas que tiveram grande perda de peso, que pode ter sido por conta de uma dieta ou por conta de uma cirurgia bariátrica, resultando em flacidez nas regiões abdominais, das costas, das pernas e dos braços.

Acontece que essa situação pode trazer problemas além do efeito estético negativo, como por exemplo, assaduras, micoses e infecções.

 

Para quem é indicada uma cirurgia de torsoplastia?

Qualquer pessoa que se sente incomodada com os contornos da região central do corpo, ou que tenha como principal objetivo remover o excesso de pele, de gordura e a flacidez do torso pode estar apta para uma torsoplastia.

Também podem se submeter a uma torsoplastia pessoas que possuem em seu histórico, uma grande perda de peso, isso porque com o emagrecimento, a pele tende a ficar mais flácida, e seu excesso só pode ser removido com uma cirurgia plástica.

O procedimento de torsoplastia é ideal para quem deseja ficar com um contorno liso e um tronco bem definido. Também é um procedimento estético muito procurado por pessoas que observam o aumento da flacidez devido ao envelhecimento.

Além do envelhecimento, a maioria dos processos de emagrecimento deixa a pele flácida e, possivelmente, com algum acúmulo de gordura em algumas regiões do corpo, que podem ser corrigidas através de uma torsoplastia.

Ainda pode ser indicada a torsoplastia para pessoas que, mesmo mantendo hábitos saudáveis, como por exemplo, alimentação equilibrada, ingestão adequada de água e a prática de exercícios de forma regular, buscam uma alternativa para tonificar mais o tronco.

 

Como funciona o procedimento de torsoplastia?

O procedimento de torsoplastia tem uma certa semelhança com o procedimento de abdominoplastia.

Primeiramente é feita uma incisão na parte de baixo das costas que quase chegam nas nádegas do paciente. Depois, é retirada uma faixa de pele, podendo inclusive, eliminar um pouco da gordura.

Após, o cirurgião estica a pele das costas, aproveitando para elevar um pouco os glúteos, caso isso tenha sido planejado previamente. Depois da sutura a região fica lisa.

No caso onde os pacientes apresentam uma flacidez muito grande, pode ser necessário fazer novas incisões estratégicas para concluir o procedimento com sucesso, geralmente na altura das costelas.

Vale ressaltar que a torsoplastia pode ser realizada em conjunto com outros procedimentos estéticos, entre eles: a abdominoplastia e a lipoaspiração. Você, em conjunto com o médico cirurgião é que vão analisar essa possibilidade.

 

O período pré-operatório da torsoplastia

Depois que se toma a decisão de fazer uma torsoplastia, é fundamental que encontre uma clínica especializada, com profissionais experientes e gabaritados para realizar a cirurgia.

É feita uma avaliação do paciente para saber o seu estado geral de saúde. Geralmente, é solicitado uma série de exames que vai servir de complementação para a avaliação.

Em conjunto, médico cirurgião e paciente discutem e traçam o planejamento de como será feita a torsoplastia. O médico ainda faz orientações de como proceder no período pré-operatório e os cuidados que devem ser tomados para que não coloque em risco o procedimento.

Dentre as recomendações mais comuns estão:

  • Evitar o consumo de bebidas alcoólicas;
  • Evitar o consumo de tabaco;
  • Não fazer ingestão de medicamentos sem o consentimento do médico; e
  • Informar qualquer alteração que sentir, em especial os relacionados a doenças, pois podem comprometer o procedimento.

É ainda no pré-operatório que será determinado qual o tipo de anestesia que será aplicado antes do procedimento, a geral, a peridural ou a associação das duas. Isso vai depender muito das condições de saúde do paciente.

Ainda vale frisar que a torsoplastia só pode ser realizada por quem passou por uma dieta rigorosa de emagrecimento, uma cirurgia bariátrica ou outro tipo de cirurgia plástica, após seis meses da realização deste procedimento. Não se pode operar acima do peso.

Esse período é considerado mínimo e fundamental para que o paciente consiga a estabilização do peso corporal.

 

O período pós-operatório da torsoplastia

A torsoplastia deve demorar em torno de duas horas para ser realizada, e a alta médica acontece, geralmente, em vinte e quatro horas. Ou seja, o mais provável é que o paciente se interne no dia da cirurgia e vá para casa no dia seguinte, dependendo da sua evolução.

Logo após a cirurgia os cuidados de pós-operatório já devem começar, e o paciente precisa seguir à risca todas as recomendações médicas para evitar complicações e para que os resultados fiquem dentro do esperado. O tempo estimado é de trinta dias.

O repouso após a cirurgia é a etapa mais importante da recuperação. Evitar esforço físico pesado e não dirigir durante as três primeiras semanas após a cirurgia também fazem parte das recomendações médicas.

Dependendo do caso, pequenas e leves atividades já podem ser liberadas, inclusive para os pacientes que trabalham em escritórios.

Em relação à alimentação, deve-se observar para que a dieta seja equilibrada e que o paciente beba bastante água.

 

A cicatriz fica visível?

O tamanho da cicatriz vai depender de cada caso, com uma análise individual e detalhada de cada paciente.

Geralmente, a incisão é feita na parte de baixo das costas ou na linha das nádegas, em um local estratégico para que a cicatriz ficará escondida sob a roupa íntima ou de banho.

Caso sejam necessárias incisões na altura das costelas, a tendência é que também fiquem escondidas na mesma altura das costas, porém nas laterais.

 

Os resultados de uma torsoplastia

A torsoplastia consegue remodelar os contornos do corpo, removendo a pele flácida que fica cumulada na região das costas e nos flancos. Trata-se de uma cirurgia segura e tranquila, com grau de satisfação acima de 99%.

É importante ficar claro que a torsoplastia não é uma cirurgia para combater a obesidade. Ela confere ótimos resultados para pessoas que precisam retirar uma quantidade pequena de gordura e o excesso de pele, mas o paciente precisa estar bem próximo do seu peso ideal.

 

Ficou interessado na torsoplastia? Agende agora mesmo uma consulta com o Dr. Erick Bragato e saiba mais!

DR. ERICK BRAGATO

CRM 193.986 / RQE 91.669

Dr. Erick Bragato é Membro com Título de Especialista pela Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica (SBCP).

Formado em Medicina pela Universidade Estadual de Londrina (PR).

Residência médica em Cirurgia Geral no Hospital Federal da Lagoa (RJ).

Residência médica em Cirurgia Plástica estética e reconstrutora do Conjunto Hospitalar do Mandaqui (SES/SP).

Fellowship em Cosmiatria Avançada, com experiência em injetáveis em geral (Toxina botulínica, preenchedores e bioestimuladores) e rejuvenescimento Facial.

Doutorado na área de Biofotônica Aplicada às Ciências da Saúde (com ênfase em fotobiomodulação para rejuvenescimento facial).

Tem experiência em cirurgias da face e contorno corporal.