Tratamento de rugas com toxina botulínica

O tratamento de rugas com toxina botulínica está entre os procedimentos estéticos mais realizados no mundo.

A toxina botulínica pode ser utilizada para o tratamento de rugas e das marcas de expressão, além de contribuir com o arqueamento das sobrancelhas.

É importante salientar que o tratamento de rugas com toxina botulínica é específico para tratar rugas dinâmicas, ou seja, aquelas que são formadas pela contratura muscular, como por exemplo, as linhas de testa e os pés de galinha.

A aplicação de toxina botulínica tem como objetivo principal minimizar as linhas de expressão e amenizar os efeitos das rugas, promovendo o rejuvenescimento facial, pois a substância aplicada visa principalmente o relaxamento dos músculos faciais, que por consequência, faz com que a pele perca o aspecto enrugado.

No decorrer deste artigo, vamos esclarecer as dúvidas mais frequentes sobre o tratamento de rugas com toxina botulínica, para que e para quem é indicado, contraindicações e resultados.

 

Entendendo a formação das rugas e marcas de expressão

Com o passar dos anos é normal que o organismo passe a produzir menos colágeno e elastina, que são as substâncias responsáveis por manter a sustentação da pele.

Com essa diminuição, começam a parecer as rugas, que são linhas bem fininhas que se desenvolvem, em especial, na face.

Ou seja, com a redução na produção de colágeno e elastina acontece a perda de elasticidade e volume da pele, fazendo com que as linhas de expressão fiquem mais evidentes, deixando a pessoa com a aparência mais envelhecida.

O tratamento de rugas com toxina botulínica consegue minimizar o impacto dessas marcas ‘conquistadas’ com o passar dos anos.

 

Explicando brevemente a ação da toxina botulínica nas rugas

A toxina botulínica é uma medicação utilizada para tratamento de rugas onde são aplicadas substâncias que visam amenizar as rugas dinâmicas que surgem em razão da movimentação constante dos músculos faciais e são responsáveis pelas linhas de expressão.

O tratamento de rugas com toxina botulínica consegue reduzir os vincos causados através do relaxamento muscular em aplicações de pequenas doses da toxina botulínica sob a pele.

O toxina entra em contato com o músculo causando, temporariamente, um efeito de paralisação, isso porque a toxina bloqueia os sinais nervosos que o cérebro envia ao músculo, fazendo com que ele não se contraia mais.

A ideia principal é deixar a pele com um aspecto mais homogêneo e jovial.

 

O tratamento de rugas com toxina botulínica e suas principais finalidades

Atribui-se a toxina botulínica várias finalidades. Dentre as principais podemos citar:

  • Tratamento de rugas e marcas de expressão;
  • Prevenção de sinais de envelhecimento na pele;
  • Redução da incidência de acne;
  • Minimizar o efeito ‘bigode chinês’; e
  • Elevação das sobrancelhas.

Geralmente, quando se fala em tratamento de rugas com toxina botulínica, as principais indicações são para:

  • Tratamento das linhas de expressão na testa;
  • Tratamento de marcas de expressão na glabela (entre as sobrancelhas);
  • Tratamento das linhas de expressão ao redor dos olhos (os famosos e temidos pés de galinha);
  • Arqueamento das sobrancelhas;
  • Abertura dos olhos; e
  • Correção do sorriso gengival.

 

Para quem se destina o tratamento de rugas com toxina botulínica?

Pessoas que se sentem desconfortáveis com as linhas de expressão faciais podem se submeter ao tratamento de rugas com toxina botulínica.

Também é um procedimento indicado para pessoas que possuem uma predisposição genética à formação de rugas.

Embora seja mais procurado por pessoas acima dos 40 anos, o procedimento também pode ser feito por pessoas mais jovens (geralmente acima dos 30 anos), visto que é indicado como tratamento preventivo, ou seja, a aplicação precoce pode ajudar no combate de marcas de expressão e rugas mais profundas.

Vale frisar que, apesar de ser mais realizado em mulheres, os homens também podem tranquilamente se submeterem a um tratamento de rugas com toxina botulínica, deixando seu rosto mais jovem, sem perder a naturalidade. A principal diferença será na quantidade de toxina botulínica que será aplicada.

 

Contraindicações para o tratamento de rugas com toxina botulínica

Apesar de poucas, existem algumas contraindicações para a realização de um tratamento de rugas com a toxina botulínica. São elas:

  • Mulheres grávidas;
  • Lactantes; e
  • Pessoas que estejam fazendo uso de antibióticos aminoglicosídeos.

Mesmo assim, é preciso passar por uma avaliação médica para saber se existe algo que possa lhe impedir de realizar o procedimento.

 

Identificando a necessidade de um tratamento de rugas com toxina botulínica 

Pode ser feito uma autoanálise para saber se você está apta para um tratamento de rugas com a toxina botulínica, mesmo antes da consulta com um profissional especializado.

Você pode identificar os sinais de rugas e marcas de expressão profundas da seguinte forma:

  • Para mostrar as rugas na testa: expresse surpresa, erguendo as sobrancelhas.
  • Para mostrar vincos na glabela (entre as sobrancelhas): expresse braveza.
  • Para mostrar os sinais ao redor dos olhos (pés de galinha): sorria fortemente.
  • Para mostrar rugas nasais: franza o nariz, expressando mau cheiro.

 

Como funciona a aplicação da toxina botulínica para tratamento de rugas

Na verdade, trata-se de um procedimento bem tranquilo, de aplicação simples e rápida, com a sessão durando cerca de 30 minutos, mas isso, desde que feita por profissional experiente e gabaritado.

Após a limpeza das regiões, geralmente com álcool 70%, realiza-se as marcações nos pontos estrategicamente planejados para fazer a aplicação, que será com o auxílio de uma agulha fina.

A toxina aplicada vai atuar como um bloqueador no músculo, impedindo que o mesmo se contraia.

É muito importante salientar que é o médico especialista quem determinará a quantidade de produto a ser aplicado, principalmente para não ficar com uma aparência artificial.

 

Os resultados do tratamento de rugas com toxina botulínica

A ação da aplicação da toxina botulínica começa fazer efeito, normalmente, em 48 horas. E, em aproximadamente 15 dias você já poderá observar o resultado final.

Depois desse período, é importante retornar ao médico para verificar eventual necessidade de retoque.

A duração do tratamento de rugas pode variar de paciente para paciente, mas no geral, gira entre 4 e 6 meses. Ou seja, é recomendado sessões de manutenção de duas a três vezes por ano.

Vale lembra que é preciso respeitar um intervalo mínimo de três meses entre uma aplicação e outra, exatamente para não correr o risco de o organismo desenvolver resistência a toxina botulínica, impactando diretamente no seu efeito.

Muitos acreditam que a região pode ficar sem expressão, mas não é verdade, pois a toxina atua relaxando os músculos apenas na região onde foi aplicada. O que muda é o grau de relaxamento, podendo ser mais ou menos intenso, conforme a dosagem utilizada no tratamento de rugas.

Também é inverdade que o tratamento de rugas com toxina botulínica causa deformações no rosto. Isso pode acontecer com profissionais que não são qualificados para realizar o procedimento.

 

Os principais cuidados que devem ser tomados após o tratamento de rugas com toxina botulínica e os possíveis efeitos colaterais

A recuperação é imediata e tranquila, mesmo assim, alguns cuidados são necessários para que os resultados não fiquem comprometidos. Entre eles podemos citar:

  • Não baixar a cabeça nas primeiras 4 horas;
  • Evitar deitar nas primeiras 2 horas;
  • Evitar a prática de atividades físicas pelo menos por 48 horas;
  • Não massagear ou mexer nas áreas onde foi feita as aplicações;
  • Tomar cuidados com maquiagens nos primeiros dias;
  • Não viajar de avião;
  • Evitar grandes movimentações no primeiro dia, porque pode fazer com que a toxina se mova para outra região; e
  • Somente tomar medicação devidamente prescrita pelo médico especialista.

Em relação aos efeitos colaterais, eles são mínimos, principalmente se o tratamento for feito por profissional experiente e gabaritado, e tem relação direta com as aplicações.

É possível que a após a aplicação o paciente fique com pequenos hematomas na região. Uma leve dor de cabeça também está entre os possíveis sintomas pós-operação.

Em casos bem raros, o paciente pode sentir uma fraqueza temporária nos músculos vizinhos.

Também pode acontecer, de maneira temporária, as sobrancelhas ou pálpebras ficarem um pouco caídas.

O mais importante é respeitar as orientações pós-operatório, principalmente para obter resultados satisfatórios e dentro do esperado.

DR. ERICK BRAGATO

CRM 193.986 / RQE 91.669

Dr. Erick Bragato é Membro com Título de Especialista pela Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica (SBCP).

Formado em Medicina pela Universidade Estadual de Londrina (PR).

Residência médica em Cirurgia Geral no Hospital Federal da Lagoa (RJ).

Residência médica em Cirurgia Plástica estética e reconstrutora do Conjunto Hospitalar do Mandaqui (SES/SP).

Fellowship em Cosmiatria Avançada, com experiência em injetáveis em geral (Toxina botulínica, preenchedores e bioestimuladores) e rejuvenescimento Facial.

Doutorado na área de Biofotônica Aplicada às Ciências da Saúde (com ênfase em fotobiomodulação para rejuvenescimento facial).

Tem experiência em cirurgias da face e contorno corporal.